terça-feira, 17 de junho de 2008

Tetraplégico



Tetraplégico, é aquele que lesiona a medula a nível cervical - pescoço - e perde a mobilidade de quase todo o corpo, sendo, portanto, dependente de outras pessoas para tarefas simples como banhar, se alimentar, evacuar, fazer transferências e todo e qualquer tipo de atividade física.
O tetraplégico é totalmente dependente de outros para sobreviver. Mesmo a tetraplegia se dá em vários níveis - tudo é de acordo com a altura da vértebra lesionada. Há aqueles que ficam totalmente paralisados e dependem de respiração artificial para sobreviverem; há aqueles que perdem os movimentos das mãos e parcialmente dos braços (meu caso) e há mesmo aqueles cujas lesões são incompletas - possibilitando a passagem de alguns impulsos cerebrais -, permitindo-lhes sensibilidade e certa coordenação-motora, tornando-os quase paraplégicos.
Dados comprovam que só no Brasil, 14,5% da população é portadora de alguma deficiência neurológica ou não, de acordo com o Censo de 2000 .[ 1 ] Em virtude das necessidades de melhoria de vida para estas pessoas, observa-se que os estudos voltados para a tecnologia com foco na saúde tende a aumentar.A dificuldade de entender as funções do cérebro é grande, mas a cada dia a ciência avança. Desenvolvimento de softwares, novas tecnologias em hardwares e dispositivos eletrônicos, estão sendo estudado e lançado. O objetivo é a inclusão social das pessoas com deficiência, levando-as a entrar no mercado de trabalho, facilitando e proporcionando a independência destes clientes, apresentar aos profissionais de informática dificuldades destes clientes, além da ajuda em tratamentos neurológicos.
A organização do artigo será seção 1: introdução, onde irá ser apresentado as doenças neurológicas debilitantes, a exclusão social, contribuição da informática; seção 2: apresentação dos sistemas e softwares e suas perspectivas; seção 3: apresentação de sistemas de hardware, benefícios e dificuldades de acesso; seção 4: conclusão da aplicabilidade dos sistemas e seção 5: conclusão do artigo.A organização do artigo será seção 1: introdução, onde irá ser apresentado as doenças neurológicas debilitantes, a exclusão social,contribuição da informática; seção 2: apresentação dos sistemas e softwares e suas perspectivas; seção 3: apresentação de sistemas de hardware, benefícios e dificuldades de acesso; seção 4: conclusão da aplicabilidade dos sistemas e seção 5: conclusão do artigoLesão medularTetraplegia
1 - Paralisia dos 4 membros secundários a lesão medular ao nível da coluna vertebral cervical.CuidadosA lesão medular impede a passagem dos impulsos voluntários do cérebro para a musculatura e das sensibilidades cutâneas até o cérebro. O controle voluntário da bexiga e intestino também estarão prejudicados levando a quadros de incontinência e posteriormente, retenção de urina e fezes.Os cuidados com a pele são muito importantes para evitar formação de escaras (feridas) nos locais de contato diário entre colchão e proeminência ósseas, devem ser usados colchões de água e assentos especiais, nestes casos a higiene corporal é extremamente importante.Conexões nervosas na medula espinhal que pareciam estar perdidas para sempre foram restauradas, graças ao uso das células-tronco, em 12 paraplégicos e tetraplégicos. O estudo, feito por pesquisadores da USP, no entanto, só conseguiu restaurar parte da sensibilidade de membros paralisados havia anos."Isso abre perspectivas enormes", diz o ortopedista Tarcisio Barros, 50, da Faculdade de Medicina da USP. Barros e a coordenadora do estudo, a também ortopedista Érika Kalil, já planejam ampliar o grupo de 30 pacientes que recebeu, desde o ano passado, a infusão das células na área lesada de suas medulas. "Como cada um deles recebeu as células-tronco em momentos diferentes, não quer dizer que os outros também não possam apresentar melhoras mais tarde", afirma o médico.As células-tronco estão entre os componentes mais versáteis do organismo, capazes de assumir a função de qualquer tecido. Esses curingas fisiológicos estão presentes principalmente em embriões (variedade que parece ser a mais potente) e na medula óssea, caso no qual compõem as chamadas células-tronco adultas.Foi essa a variedade empregada pelos pesquisadores da USP. Uma de suas principais vantagens é evitar a rejeição, já que é extraída da própria pessoa que depois vai recebê-la. No entanto, diferentemente de outros procedimentos parecidos no mundo e no Brasil, os pesquisadores não extraíram as células-curinga diretamente da medula óssea.Ser tetraplégico não quer dizer que não possa ter vida. Conhecemos vários casos de tetraplégicos que fazem a sua vida quase normalmente e têm uma força de vontade tão grande que nos fazem pensar, "poxa, eu sou saudável e reclamo todos os dias por isto ou aquilo e aquele está feliz da vida com a sua condição física?".Ser tetraplégico não quer dizer que não possa ter vida. Conhecemos vários casos de tetraplégicos que fazem a sua vida quase normalmente e têm uma força de vontade tão grande que nos fazem pensar, "poxa, eu sou saudável e reclamo todos os dias por isto ou aquilo e aquele está feliz da vida com a sua condição física?".

Ass: Fernanda Lopes N° 09 /Rhayane Maiara N° 35

Nenhum comentário: