terça-feira, 10 de junho de 2008

CURIOSIDADE / INFORMAÇÃO

*Deficiente auditivo: Teste da Orelhinha
Qualquer bebê recém-nascido pode apresentar um problema auditivo no nascimento ou adquiri-lo nos primeiros anos de vida. Isto pode acontecer mesmo que não haja casos de surdez na família ou nenhum fator de risco aparente.
Um teste simples feito 48 horas após o nascimento do bebê pode detectar se ele tem algum problema auditivo e evitar problemas na fala e no aprendizado da criança. A avaliação é rápida, indolor e importante para toda a vida da pessoa. Conhecido popularmente como teste da orelhinha, a Emissão Evocada Otoacústica existe desde os anos 90, mas até hoje poucas maternidades públicas brasileiras realizam o exame, mesmo com a vigência de leis dispondo sobre a obrigatoriedade. Hoje, cerca de 150 locais em 19 estados realizam a triagem auditiva. O problema é que, dessas unidades, só 20 são maternidades públicas.
No Brasil, estima-se que existam cerca de 15 milhões de pessoas com algum tipo de perda auditiva. No Censo de 2000, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 3,3% da população responderam ter algum problema auditivo. Aproximadamente 1% declarou ser incapaz de ouvir.
Lembre-se de que ouvir é fundamental para o desenvolvimento da fala e da linguagem









Obs: O alfabeto não e a linguagem de sinais,ele e uma referencia.




Por exemplo nome, endereço, etc.























26 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DO SURDO

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de setembro. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para Surdos no país em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual INES-Instituto Nacional de Educação de Surdos.














Ass: Daniel M. N° 06/ Isabel Cristina N° 12






* Tetraplegicos:O Brasil é um dos campeões mundiais de acidentes graves de coluna vertebral. Por ano, somam 7,5 mil a 8 mil. Acidentes de trânsito em geral são a causa mais freqüente.
Uma cadeira de rodas para tetraplégicos, que oferece facilidade de manejo e exije menor esforço físico em relação às cadeiras convencionais. Esse produto já existe e está sendo apresentado pelo coordenador do Centro de Estudo do Esporte para Portadores de Deficiência (Cepode) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, professor Pedro Américo de Souza Sobrinho, em eventos públicos, como a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (Inovatec 2007), que termina hoje, no Expominas, em Belo Horizonte.Segundo o pesquisador, a cadeira combina recursos de design de alta performance com as necessidades específicas do usuário, além de dar autonomia e segurança a ele.


Como tetraplégicos têm incontinência urinária e do esfíncter retal, recomenda-se procurar urinar antes de entrar na piscina (ele/ela própria/o pode bater de leve na região púbica que estimula o ato urinário) e manter, principalmente nos dias de natação, o intestino vazio, caso contrário pode haver risco (raro é verdade) de defecação na agua


Ass: Fernanda Lopes N° 09 /Rhayane Maiara Nº 35


Um comentário:

Unknown disse...

Turma, faltou entre muitas coisas o projeto de PD2 e sexta-feira foi o último dia. Procure-me na quinta-feira com o projeto em mãos até ás 14 horas.
Professora: Liana